Os brasileiros nas Redes Sociais

                  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira chegou a 191,5 milhões de pessoas em julho deste ano onde, destes, segundo o Ibope, 35% são internautas. A parcela de usuários brasileiros de internet que acessam as redes sociais é alta, somando 58,7 milhões de pessoas.
               Um estudo divulgado em julho pelo Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), mostra que 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais.Este número tende a crescer ainda mais, já que 20% da população entrevistada dizem pretender entrar nesses sites num futuro próximo.Os números colocam o Brasil na décima posição entre os países que mais acessam sites como Orkut, YouTube, MSN, Twitter, Facebook e LinkedIn.


Porque os brasileiros acessam tanto as redes?
Entre os brasileiros entrevistados, 33% declararam que acessam redes sociais por motivos profissionais. O índice é superior ao da média mundial, que está em 25%. Porém a grande maioria dos brasileiros é levada para esses sites por razões pessoais (83%). Ainda de acordo com a pesquisa, as principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil (76%).
            O Orkut continua sendo a rede social mais acessada pelos brasileiros, de acordo com os números divulgados pelo Ibope Nielsen Online. Com cerca de 26 milhões de visitantes únicos no mês de maio deste ano, a rede social do Google ainda tem larga vantagem sobre Facebook e Twitter, que aparecem quase empatados, perto dos 10 milhões.


Abaixo, dados de quantos brasileiros estão presentes nas principais redes sociais do mundo, e o quanto isso representa dos usuários totais:



Percentual de brasileiros em relação aos usuários totais de cada rede:
Orkut: 26 milhões (72% do total de usuários)
Youtube: 20 milhões (60% do total de usuários)
Twitter: 9,8 milhões (27% do total de usuários)
Facebook: 9,6 milhões (26% do total de usuários)
Formspring: 4 milhões (11% do total de usuários)
Flickr: 3,5 milhões (10% do total de usuários)
Ning: 3 milhões (9% do total de usuários)
Sonico: 2 milhões (5,5% do total de usuários)
LinkedIn: 1,5 milhão (4% do total de usuários)
MySpace: 1,5 milhão (4,1% do total de usuários)
Foursquare: 170 mil (0,3% do total de usuários)